quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A capacidade humana de comunicação

            O homem, diferente de outros animais, tem a capacidade de se expressar pela fala. Usa também da linguagem corporal como outros animais. Desde a pré-história os seres humanos, através das primeiras palavras e pela sua linguagem corporal, se comunicavam uns com os outros. Esta linguagem e a entonação de voz tornava mais fácil a comunicação.
            As entonações das palavras, às vezes em tom mais alto, às vezes em tom mais baixo, sendo de alegria ou de tristeza, de amor ou de ódio, deram início às próprias melodias musicais, pois através delas o homem mostrava seus sentimentos.
            É a capacidade de comunicação que faz os seres humanos diferentes dos outros animais. Os animais vivem em um meio ambiente sem ter noção de sua própria existência, não questionam o porquê das coisas. A comunicação entre os humanos na pré-história é que possibilitou a evolução de nossa espécie. A nossa consciência que se faz através do pensamento (que são elaborados com palavras) faz possível questionarmos nossa vida.
            Foi a comunicação entre nossa espécie que formou nossos sentimentos uns pelos outros. Como poderíamos amar sem nos comunicar? Gostar mais ou gostar menos de algo? Sentir saudades quando o outro vai embora? “Sentir”, “sentimento”, são palavras ligadas ao mundo do pensamento humano, que só é possível através do contato que temos uns com os outros e com o mundo a nossa volta. Se escrevo agora esse texto, é porque penso e sinto sobre o que já vi e li, é isso que nos torna tão especiais como seres humanos.

Shirlei Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário